03 de Janeiro de 2011

Mesmo no 2º arrondissement, a norte do Louvre, fica uma zona carismática de Paris (mais uma...). Conhecida pelas Grands Boulevards rompidas em antigas fortificações por Haussmann, estas vastas avenidas são autênticas montras de elegância e riqueza, muito associada ao frenesim financeiro do Palais de la Bourse, e artístico da mítica Ópera de Paris Garnier.

A primeira vez que aqui viemos, não fazíamos ideia de onde estávamos. Quem visita Paris, e anda muito de metro, sabe que em qualquer estação que se saia, arrisca-se a sentir uma desorientação que fascina.

Precisávamos de visitar uma sucursal dum banco português, e sem saber fomos ter ao centro bancário da cidade, onde se destaca a antiga bolsa de valores de Paris, de estilo neoclássico, ou não tivesse sido encomendada por Napoleão. Nas ruas adjacentes ao palácio, encontra-se de tudo que tenha a ver com dinheiro (capitalistas!), desde sedes de bancos a pequenos museus da moeda...

 

 

Caminhando para Oeste em busca da ver o edifício da Ópera, deparamo-nos com um pequeno teatro, que durantes muitos dias pensámos mesmo ser a Ópera Garnier... Era o Teatro Nacional da Ópera Cómica. Infelizmente as obras de reabilitação não nos deixaram ver nem o nome do dito cujo na fachada.

Fomos ter então a uma das Grands Boulevards, chamada Des Italiens, onde uma das galerias comerciais nos chamou a atenção. Era uma das Passages de Paris, e lá ficámos até ao fim do dia. Ver a verdadeira Ópera teria de ficar para depois...

 

 

As Passages de Paris são pequeníssimos centros comerciais, característicos desta zona da cidade. Tiveram origem no século XIX, e não passam de ruas pedonais cobertas e protegidas por tectos feitos de ferro e vidro, que furam literalmente os quarteirões duma ponta a outra, ligando em muitos locais, as Grands Boulevards. Apesar de muitas das Passages terem entrado em decadência, algumas foram restauradas e hoje apresentam o requinte de outrora, combinado com a presença de lojas muito especializadas. Aí ficam algumas fotos da Passage des Princes, que contém uma grande loja de brinquedos... ...e que nos ocupou a maior parte do tempo!

 

 

E que tal umas Passages semelhantes nas ruas estreitas da baixa portuense?

publicado por Nuno às 22:05

Estudantes do Institut Français d'Urbanisme
Procurar coisas:
 
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14

16
17
18
19
20
21
22

25
26
27
28
29



Temperaturas por estes lados:
Weather in Paris
blogs SAPO