16 de Outubro de 2009

Ir a Roma e não ver o Papa? Talvez.... O que acontece é  que o 'Macdô', como dizem os franceses é dos poucos locais com internet grátis, e internet era por estes dias o nosso maior auxílio. Pusémos tantos anúncios na web para alojamento, e como tínhamos de actualizar constantemente os que já tínhamos, raramente desligávamos os portáteis.

 

Domingo, terceiro dia em Paris, último dia antes de 'ingressar' na nova universidade, e com alojamento por definir, toca a despedirmo-nos do Woodstock, e ir direitinho ao Macdonalds mais perto, que fica onde? Boulevard de Clichy obviamente! (mais exactamente em Pigalle) No entanto quem já veio a Paris sabe que existe um Mac de 10 em 10 metros, mas pronto...Era mesmo o mais perto...

 

 

Portáteis em cima da mesa, à cusca duma tomada, e a fazer de conta que consumíamos alguma coisa, nisto um rapaz e uma rapariga sentam-se na mesa ao lado da nossa, e começaram a falar português como se não houvesse amanhã. À primeira oportunidade lá meti conversa, e adivinhem quem eram: mais dois estudantes portugueses de Erasmus à procura de alojamento em Paris!...

Bem, como eles já tinham chegado a Paris há muito tempo, já tinham obtido muitas informações que foram preciosas para nós. Entre elas, o destaque vai para uma espécie de agência universitária de apoio ao alojamento e não só, chamada Crous (www.crous-paris.fr/), e uma outra agência que ajuda mesmo financeiramente (e que ajuda! quase 100 euros no mínimo), o CAF, Caisse d'Allocations Familiales (www.caf.fr/wps/portal/). Outra informação porreira que nos deram foi saber que existe uma rede wireless que cobre praticamente toda a cidade, e partilharam os códigos connosco (se alguém quiser, eu depois envio por mail).

Estas informações tão preciosas foram no entanto acompanhadas por um desânimo geral no que toca a arranjar local para viver em Paris. O sentimento de desistência começava a impôr-se, e só com muita sorte conseguiríamos arranjar qualquer coisa.

 

 

 

Saint-Denis cada vez mais uma realidade, e ainda nem sequer estávamos lá. Mas deveríamos estar...

Os nossos colegas futuros médicos foram embora, desejámo-nos boa sorte, mas nós ficámos, a 'javardar' hamburguers e a procurar anúncios por Saint-Denis. Mas pois, mesmo em Saint-Denis não seria muito fácil, as horas iam passando e não parecia termos muita sorte nas chamadas que íamos fazendo...

- Ah o quarto não dá para duas pessoas!"

- Ah as visitas só para a semana!

- Ah já está alugado!

- Ah não vou atender a vossa chamada! (não era bem isto...)

 

Mas bem, o curso de integração começaria bem cedo no dia seguinte, e precisávamos de arranjar qualquer sítio para ficar a dormir nessa noite e de preferência perto da universidade.

Reservámos pela internet um quarto no Hotel F1 de Saint-Denis. Fartos de ver hamburguers e copos de Coca-cola à frente, pegámos nos sacos e arredámos pé.

Adeus Clichy...

 

publicado por Nuno às 13:42

André:
Eii, tudo bem? já vi que estão "na pele" de muitos estudantes que vêm para aqui, sim para aqui, Paris. Eu também sou estudante Erasmus, um dos poucos que conseguiu arranjar um apartamento antes de cá chegar, infelizmente só consegui dar alojamento para mais uma dessas pessoas.
Bem, isto tudo para transmitir que se precisarem alguma coisa eu vivo em Porte de Clignancourt, podem deixar aqui as malas ou assim e se precisarem de ajuda e de conhecer outros portugueses, contactem-me :D pode ser que possa ajudar,

o meu e-mail é and3_silva@hotmail.com

força nisso e boa sorte nessa procura.
17 de Outubro de 2009 às 14:07

Muito obrigado André, na verdade já arranjamos alojamento em Saint-Denis. Mas por acaso não esperávamos que houvesse muitos portugueses a virem estudar em erasmus para frança, principalmente devido à língua, nós fomos os únicos na nossa universidade a virem para 'aqui'.

Vou gravar o teu mail, qualquer coisa também me podes contactar nunomdpc@hotmail.com.
18 de Outubro de 2009 às 12:36

Força ai!!!!

Adorei a ideia do blogue e força para voçes tudo de bom!!!!!
20 de Outubro de 2009 às 16:11

Obrigado :)
31 de Outubro de 2009 às 23:29

boa sorte na vossa aventura.
Bj
21 de Outubro de 2009 às 11:58

Obrigado :)
31 de Outubro de 2009 às 23:30

ines monteiro:
que aventura a vossa :D

desejo que tudo vos continue a correr bem...vá e continua a escrever mais coisas no blog...o pessoal quer saber como arranjaram alojamento :)

beijinho pos 2

ines moneiro
23 de Outubro de 2009 às 23:47

Ah obrigado Inês...
Suspense eh eh...

Bjinhs
31 de Outubro de 2009 às 23:31

Estudantes do Institut Français d'Urbanisme
Procurar coisas:
 
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
17

18
19
20
21
22
23

25
26
27
30


Temperaturas por estes lados:
Weather in Paris
blogs SAPO