24 de Outubro de 2009

Metro, linha 13, em direcção a Saint-Denis, essa vila-cidade onde estará a nossa universidade de acolhimento, "Université de Vincennes-Saint-Denis Paris 8". Enorme designação que em nada compete com... UA (Universidade de Aveiro)...

É também a nossa esperança em encontrar um alojamento barato, definitivo, e rapidamente! Mas enquanto isso não aparece, uma noite no hotel F1 de Saint-Denis iniciaria uma semana de experiências completamente novas.

 

Reservámos nessa mesma tarde o quarto. Já conhecia a cadeia de hóteis F1 (www.hotelformule1.com); na verdade a única vez que vim a Paris, "era eu uma criança" (by José Cid), fiquei instalado num F1 perto da Eurodisney. São um grupo de hóteis, normalmente instalados na periferia das grandes cidades, e em que o preço é por quarto (duplo/triplo) e não por pessoa, o que para algumas noites pode ficar muito 'em conta'; de qualquer das formas as condições são excelentes, mas já lá vamos.

 

Apesar de haver mais do que um F1 em Saint-Denis, na altura não o sabíamos e fomos escolher precisamente o que ficava fora do centro da vila. Mais precisamente junto a um estádio...Mas não um estádio qualquer! É o Stade de France, o estádio nacional, e um dos maiores do mundo, e sim, fica mesmo em Saint-Denis. Facto que não diminuia a má e preconceituosa imagem que tínhamos da zona, mas só estando lá é que podíamos confirmar essa 'imagem'.

 

 

 

O metro acaba de sair do 18º arrondissement, passa sob a Boulevard Peripherique, e 'entra' no 'banlieue' de Paris, a tradução francesa de subúrbio. Termo mal-amado em muitas cidades, e mais do que nunca em Paris, em que os incidentes de 2005 continuam bem frescos...

O metro passa a levar pouca gente, gente essa que parecia tudo menos francesa. Os fatos e gravatas, são substítuidos por fatos-de-treino, e os casacos compridos de veludo são substítuidos por grandes lenços a cobrir a cabeça. Uma feminina voz-off no metro anuncia: - Porte de Paris, Stade de France! Deve ser aqui...

 

Á medida que víamos a luz do dia, apercebemo-nos que estávamos num emaranhado de auto-estradas, dum lado, edifícios às cores, antigos e um pouco degradados só podiam representar o centro da vila, e do outro lado, edifícios modernos de escritórios acompanhavam o enorme Stade de France. Esse lado, onde estaria o hotel F1, constituiria uma espécie de muro que separa Paris de Saint-Denis?

 

 

 

Após circundármos o Stade de France, perdemo-nos numa imensa zona industrial. Era uma tarde de domingo, todos os edifícios e ruas vazias, e o mapa que tínhamos só incluía a cidade de Paris. Mas ao longe o símbolo do Mcdonalds (sim, aquele 'M' medieval) só podia significar que o Hotel estaria lá perto.

 

Chegámos e ficámos encantados com as condições, um luxo a que há alguns dias não estávamos habituados (a televisão era um ecrã plasma!!!!).

 

 

 

Mas pronto, única desvantagem foi mesmo ir a procura de sítio para jantar, e só o Mcdonals ser a excepção naquele deserto industrial. Na verdade, o Mac foi construído ali para servir apenas os hóteis dos arredores e o estádio. E com isto prometo não publicar mais nenhum post com a palavra 'Mcdonalds'! Não que eu não queira, na verdade nesse dia já não podíamos ver mais tabuleiros castanhos cobertos com anúncios dos bonequinhos do Happy Meal à frente.

 

Noite cerrada; às 9.30 do dia seguinte tínhamos de estar numa universidade que não sabíamos onde ficava, com as malas atrás e com muitos telefonemas para fazer. A nossa cabeça já se preparava para um misto de stress, curiosidade e esperança.

publicado por Nuno às 13:22

Gostei de ler, espero que vos corra tudo bem!
28 de Outubro de 2009 às 09:59

Obrgadao Joao
31 de Outubro de 2009 às 23:32

Estou a seguir a aventura como se também aí estivesse. (Estou em Paris pela 1ª vez) Obrigada
28 de Outubro de 2009 às 18:15

Ah ah bigada, é bom saber isso...
Mas vem a Paris que vale mesmo a pena :)

Um dia, Um dia..
Somos cinco e a disney vai ser obrigatório portanto temos que nos organizar muito para agradar a grandes e pequenos

Ah pois, mas caso precise de ajuda, como informações úteis ou assim, não hesite em contactar-nos...
12 de Novembro de 2009 às 21:50

Estudantes do Institut Français d'Urbanisme
Procurar coisas:
 
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
17

18
19
20
21
22
23

25
26
27
30


Temperaturas por estes lados:
Weather in Paris
blogs SAPO