13 de Julho de 2011

Ora aí está um local que nunca tinha ouvido falar, mas que enche as medidas ao indivíduo mais curioso do mundo de certeza.

Fantástico museu este dedicado à ciência e indústria. É certo que museus de ciência existem muitos, sobretudo numa cidade como Paris, mas este tem a particularidade de se centrar em invenções mais na área da mecânica, electrónica e engenharia. Particularmente na área de engenharia que mais me interessa, tudo vale para demonstrar como se constroem pontes e como funcionam os TGVs, ou como foi colocada a cabeça da Estátua da Liberdade. Demonstrações à parte, encontram-se aqui verdadeiros tesouros, objectos inventados há séculos, ou há bem pouco tempo.

 

  

 

 

  

 

Pelas fotos, mas sobretudo quem passa pelo coração do pequeno 3º arrondissement, percebe que não estamos diante de um edifício qualquer. Trata-se duma antiga abadia, Saint-Martin-des-Champs, que virou museu em 1794. Mas na verdade o belo estado em que se encontra este enorme complexo deve-se a uma intensa obra de restauro que terminou há cerca de uma década atrás. Talvez por isso este museu ainda não tenha o prestígio que merece.

De destacar a forma como souberam aproveitar o interior da igreja da antiga abadia, que mostrarei no fim do post. Na verdade todo o espaço tem de ser bem aproveitado para que caibam as 75 000 peças, sendo que 70 000 estão apenas reservados a estudantes universitários e investigadores!

 

 

  

  

 

 

Mais que um museu, isto é um centro de investigação focado nas invenções, que cobrem áreas como a produção fabril, têxteis, fotografia, maquinaria industrial, relojoaria, engenharia civil, instrumentos musicais, transportes, informática, e até a exploração espacial. Desde modelos a objectos 'reais', as grandes salas, que mais parecem fábricas, estão carregadas de objectos de imenso valor útil, ao contrário de todo o 'lixo' luxuoso que se vê por Versalhes e afins...

Destaco a parte dedicada à engenharia por mostrar em grande pormenor como grandes estruturas da História foram construídas e são mantidas, qual National Geographic qual quê... Saber finalmente como o obelisco de Luxor foi transportado desde o Egipto até à Praça da Concórdia foi particularmente reconfortante...

 

 

  

 

 

 

A parte do museu dedicada aos transportes foi a que mais me impressionou. Desde carros antigos, aos comboios modernos, tudo está aqui exposto e representado em várias escalas, assim como o modo como funcionam e são construídos. Esta secção cobre também o interior da igreja. Mas antes de lá chegarmos, o destaque vai para um grande hall como uma bela escadaria, e onde estão pendurados modelos dos primeiros aviões, nomeadamente o pioneiro objecto voador de Clément Ader...

Mas brutal mesmo foi quando passamos desse hall para a antiga igreja. É realmente estranho estar num lugar daqueles sem altares, bancos ou velas, mas mais estranho é ver que o interior foi ocupado por uma enorme estrutura em metal de cerca de 7 andares, onde estão expostos carros antigos, uma estátua da liberdade, e mais aviões. E quase tudo iluminado pelos vitrais que reflectem os tons coloridos das paredes e das colunas... Brutal... Aqui também se pode encontrar um modelo do relógio de pêndulo que existe no Panteão.

 

 

 

 

  

 

Fazer uma viagem a Paris com crianças: Eurodisney ou Museu des Arts et Métiers? Eu pensaria duas vezes... De qualquer das formas, a visita a museus com tanto valor como este são facilmente possíveis com os actuais voos baratos, por exemplo da Easyjet... Au revoir!

publicado por Nuno às 23:29

Bacana seu post.
Estamos com viagem marcada para Paris e estava na dúvida se visitava ou não esse Museu, agora não mais.
Como vamos ficar no Marais melhor ainda!
Será que nossa filhota de 2 anos e meio vai curtir?

Gostei do blog

Abç.

Gi do Prado
4 de Maio de 2012 às 20:59

Obrigado,

O Marais é um excelente local para ficar. Eu acho que as crianças vão adorar este museu. Tem inclusive uma sala só dedicada a eles, onde podem fazer experiências etc...

Cumps.

Obrigada Nuno pelo pronto atendimento.

Abç!

Gi do Prado
7 de Maio de 2012 às 18:45

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