28 de Maio de 2012

Depois de aqui termos feito referência aos Champs Elysées, e apresentado em diversos artigos fotos nocturnas de uma das mais populares avenidas do mundo, chega a altura de publicar finalmente algumas fotos em pleno dia. É bem diferente por sinal. De noite o glamour é mais intenso, as jóias e roupas brilham mais com a luz artificial, e os pedintes desvanecem-se na escuridão. De dia, o glamour passa despercebido pelo grande movimento de pessoas que ocupam os larguíssimos passeios, não em memória de Napoleão ou da França, mas para usufriar deste gigante shopping ao ar livre.

 

 

Passeios estes que não foram sempre assim. Houve tempos em que os carros tinham a permissão de estacionar aqui, deixando o peão com cerca de um quinto do espaço actual. Uma evolução que infelizmente ainda não faz parte das cidades portuguesas... A maior parte deste grande movimento não é só pelo consumismo dos ricos nem pelos turistas que aproveitam as viagens lowcost para fazer uma viagem a Paris (por exemplo através da Aigle Azur), mas também pelo facto da avenida ser um eixo de ligação importantíssimo no centro de Paris. Faz parte do Axe Historique e isso diz tudo...

 

 

A sua origem tinha porém diferentes intenções. O megalómano paisagista André Le Nôtre decidiu fazer do Palácio das Tulherias o mesmo que em Versalhes: prolongar a vista sobre o edifíco por quilómetros, desta feita através de uma alameda que se chamaria Champs Elysées. O Palácio acabou por dar lugar ao Jardim das Tulherias e à Praça da Concórdia, e no outro extremo Haussmann redesenhou em rotunda a praça que sustenta o Arco do Triunfo. Hoje as diferenças entre os 2 extremos são muitas, e é a avenida ladeada com lojas e prédios marcantes que faz parte dos postais, em vez dos densos jardins e palacetes que caracterizam o troço Sul.


publicado por Nuno às 18:06

Estudantes do Institut Français d'Urbanisme
Procurar coisas:
 
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26

27
30
31


Temperaturas por estes lados:
Weather in Paris
blogs SAPO