03 de Julho de 2012

O Palais Royal localiza-se naquela que é provavelmente a zona mais importante de Paris, e não admira que este palácio seja o centro do 1º arrondissement. Do Museu do Louvre para Norte, edifícios majestosos sucedem-se, a maior parte com papéis importantíssimos na história da cidade e do país. Mas isso agora não interessa nada, interessa sim mostrar algumas fotos dessas fachadas e interiores maginíficos. A ideia deste percurso consistiu em contornar o enorme Palais Royal pelos bairros adjacentes, começando precisamente pela Place du Palais Royal.

 

 

Nesta praça rectangular, além de servir parte do Museu do Louvre e a entrada principal do Palais Royal, serve também um importante centro comercial chamado Louvre des Antiquaires, que como o nome indica, dedica-se ao comércio de objectos de arte antiga de luxo. Aliás todo o interior deste mercado é um luxo... Caminhando para Norte pela rua Croix des Petits Champs, é impossível ficar indiferente ao edifício do Ministério da Cultura: genial cobertura em ferro dum prédio banal parisiense!

 

 

Antes de chegar à Place des Victoires, destaque ainda para o Banque de France, fundado por Napoleão em 1800, todavia esta antiga mansão desenhada por Mansart data do século XVII. Dizem que o seu interior é sumptuoso, nomeadamente a Galeria Dourada com os seus 50 metros de comprimento. Pelo medo de me cruzar com uma grande quantidade de corruptos que normalmente se encontra em instituições financeiras como esta, decidi não entrar, fica para a próxima... Quando nos aproximamos do Palais Royal, damo-nos logo conta da longa linha de prédios iguais que circunda o jardim. A Norte, as fachadas são mais individualizadas, como aquela que possui notáveis relevos em estilo árabe...


 

A Oeste do Palais Royal, existe um bairro com uma malha urbana irregular, provavelmente esquecida pelo Barão Haussmann. Ruas estreitas, prédios pequenos e antigos, e restaurantes especializados, contrastam com o monumento mais importante deste local, a Fontaine Molière. Na verdade o mais famoso dramaturgo francês, que trabalhava ali pertinho no teatro da Comédie Française, viveu por estes lados, no nº 40 da rua de Richelieu. Foi precisamente por esta rua que regressámos à Avenue de l'Opéra.

 

 

 

O cruzamento desta importante avenida com a rua Saint-Honoré, é dos mais movimentados da cidade. Aqui existem hóteis luxuosos, lojas e restaurantes chiques, mas a beleza está mesmo presente nas duas praças que ladeiam o cruzamento: a Place André Malraux e a Place du Théatre Français. Grandes árvores, belos candeeiros e fontes resumem neste canto da cidade todo o esplendor urbano de Paris. Os habituais turistas ricos, esses saem directos dos hóteis, ajudados pelos mordomos vestidos de vermelho, atravessam a rua, e entram no Louvre para ver a Mona Lisa...

 

publicado por Nuno às 21:20

Miriam :
Boa tarde, gostaria de saber se me pode informar quais os locais em que se podem fazer compras em paris (centros comerciais, avenidas mais conhecidas...).

Desde já obrigada pela atenção ;)
4 de Julho de 2012 às 19:44

Boa Tarde :)

Paris é uma cidade grande, e todas as ruas e avenidas (fora dos bairros mais exclusivos) possuem lojas. Mas vou tentar indicar os locais mais conhecidos pelas compras...
Quanto a avenidas, os Champs Elysées e a Boulevard Haussmann (onde ficam as galeiras Lafayette e a Opera Garnier).
Alguns bairros são particularmente conhecidos pelas lojas ligadas à moda, nomeadamente Saint-Germain-des-Prés, e os arredores da Place Vendome.
Quanto a centros comerciais, não ha muitos em Paris, mas os maiores são sem duvida o Quatre Temps no bairro financeiro de La Défense, e o que está virado para a Place d'Italie.

Todos os locais que referenciei têm estações de metro com o mesmo nome.
Existem alguns mercados de rua por Paris com excelentes produtos, caso interesse, basta clicar aqui http://oparisien.blogs.sapo.pt/55400.html

Cumprimentos,
Nuno
4 de Julho de 2012 às 19:57

amo paris e o post é super informativo
29 de Agosto de 2012 às 01:49

Estudantes do Institut Français d'Urbanisme
Procurar coisas:
 
Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
26
27
28

29
30


Temperaturas por estes lados:
Weather in Paris
blogs SAPO