28 de Dezembro de 2012

De regresso a casa, mas sempre a pensar no melhor de Paris. Decidi assim entrar no mundo vasto dos tops e partilhar com a malta aqueles que achamos serem os melhores locais da cidade para visitar. Quem pensar tomar o voo para Paris isto pode dar sempre uma ajudinha. Para fugir um pouco à regra não haverá top 3, nem top 10, muito menos top 7, mas sim... top 6. Haverá categorias para todos os gostos. No caso dos museus, foram tidos em conta os espaços com essa função primária, o que à partida deixa de fora palácios como Versalhes, ou autênticos museus ao ar livre como é Montmartre.

 

6 - Palais de Tokyo

(ver artigo aqui)

Na verdade o Palais de Tokyo é composto por dois edifícios: um abriga o Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris, e o outro um centro de arte contemporânea. É sobretudo pelo irreverência, às vezes espetacularmente chocante, do segundo, que este sexto lugar se justifica. Um espaço ideal para aqueles que pensam que Paris parou no tempo!

Público-alvo: intelectuais

 

5 - Musée Rodin


(ver artigo aqui)

Para muito boa gente, a arte de Rodin não é muito mais que a arte de outros escultores consagrados. No entanto, este palacete, onde o artista viveu e trabalhou, faz toda a diferença. Com esculturas espalhadas pelo fantástico jardim e com um isolamento curioso, este museu é um mundo à parte, um recanto surreal. Podia ser muito bem o lugar preferido para passear ao domingo...

Público-alvo: apaixonados

 

4 - Musée des Arts et Métiers


(ver artigo aqui)

Este museu não é dos mais populares, talvez por estar localizado a Norte do Marais, o que não justifica tudo... Só o edifício é monumental, e quanto ao espólio, os números falam por si: 75 mil objectos científicos e industriais. Este quarto lugar deve-se no entanto à organização do museu, tornando-o bem didático e muito interessante.

Público-alvo: pais dedicados

 

3 - Musée d'Orsay


(ver artigo aqui)

Há que ser sincero e dizer que nunca consegui entrar neste mítico museu. Contudo, daquilo que já li e vi, o seu interior é qualquer coisa de extraordinário. Seria um crime não ter o Orsay nesta lista, já que a par do Louvre e do Pompidou, trata-se daquele museu essencial - e por isso uma grande mancha negra no meu currículo pariense.

Público-alvo: papa-museus

 

2 - Musée Quai Branly


(ver artigo aqui)

É um grande museu, com uma arquitetura algo futurista. Mas é o seu espólio que faz dele um dos museus mais interessantes do mundo. Pois um museu também é isto: transportar-nos, sem darmos por isso, para uma região distante, para um outro tempo, para outras culturas...

Público-alvo: aventureiros

 

1 - Musée du Louvre


(ver artigo aqui)

Não há nada a dizer, é o Louvre, o museu mais visitado do Mundo...

Público-alvo: papa-museus


(fotos retiradas da web)

publicado por Nuno às 21:42

Estudantes do Institut Français d'Urbanisme

ver perfil

seguir perfil

4 seguidores
Procurar coisas:
 
Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
17
18
21
22

23
24
25
26
27
29

30
31


Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
17
18
21
22

23
24
25
26
27
29

30
31


Temperaturas por estes lados:
Weather in Paris
blogs SAPO