28 de Dezembro de 2012

Felizmente para nós, quase sempre a beleza de uma cidade se media pela quantidade de zonas verdes. Paris é uma cidade antiga, grande e densa, e foi graças a muitos dos seus residentes mais abastados e poderosos, que hoje existe uma boa quantidade de parques e jardins bem distribuídos e públicos. No entanto este top só se justifica pela esplendor e significado de alguns deles.

 

6 - Jardin des Plantes


(ver artigo aqui)

É um parque com uma forte componente científica. Além do mais antigo jardim zoológico francês, possui uma escola de botânica e ainda um museu de história natural. Por isso não admira que o seu grande factor atractivo seja a boa quantidade de atividades que se baseiam na diversidade de espécies aqui presentes - flores incluídas.

Público-alvo: pais dedicados

 

5 - Parc des Buttes-Chaumont


(ver artigo aqui)

Não contando com as duas principais manchas verdes da cidade (Bois de Boulogne e de Vincennes), este é o maior parque verde da cidade. Apesar de uma artificialidade facilmente notável, os espaços idílicos que daí resultaram e as vistas fantásticas fazem de Buttes-Chaumont um dos melhores espaços de lazer não-turísticos de Paris.

Público-alvo: aventureiros

 

4 - Parc Monceau


(ver artigo aqui)

Este pequeno parque foi durante muito tempo um local exclusivo para as famílias abastadas que ocupavam as mansões que o rodeiam. Estátuas, colunas, arcadas, pequenos lagos e pontes, atribuem ao Parc Monceau uma beleza rara e intimista. Apesar de um maior movimento, continua a ser o parque mais aristocrático da cidade.

Público-alvo: apaixonados

 

3 - Jardin des Tulleries


(ver artigo aqui)

É a zona verde de referência e mais central de Paris. A localização é o factor-chave. Ligando os Champs Elysées ao Louvre, exigiu por isso monumentalidade na altura da sua concepção. A formalidade e geometria foi levada ao extremo, o que combinado com a arquitectura envolvente lhe confere mais uma função de praça gigante do que propriamente um refúgio.

Público-alvo: fotografomaníacos

 

2 - Jardin du Luxembourg


(ver artigo aqui)

Provavelmente o parque mais popular muito devido ao panorama do palácio com o mesmo nome. É uma mistura de jardins formais com bosques, possuíndo vários recintos desportivos ou lúdicos. Está demasiado bem inserido na cidade, o que garante enchentes impressionantes nos dias mais solarentos. Para o bem e para o mal, o Jardin du Luxembourg é dos locais mais belos da cidade...

Público-alvo: apaixonados

 

1 - Jardins de Versailles


(ver artigo aqui)

Fica longe do centro de Paris, mas tinha mesmo de estar nesta lista, o que logo exigiria o primeiro lugar. Como tudo que tenha a ver com Versalhes, os jardins do palácio são o apogeu da monumentalidade. Não vale a pena voltar a falar em dimensões... Quem for que reserve dois dias, se quiser conhecer como deve ser esta cidade verde totalmente moldada por mãos humanas.

Público-alvo: aventureiros


(fotos retiradas da web)

publicado por Nuno às 23:10

Estudantes do Institut Français d'Urbanisme
Procurar coisas:
 
Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
17
18
21
22

23
24
25
26
27
29

30
31


Temperaturas por estes lados:
Weather in Paris
blogs SAPO