A RER (Réseau Express Régional), é um sistema de transporte ferroviário que serve Paris e os seus subúrbios. É tipo um comboio sub-urbano, que pára em poucas, mas nas mais centrais estações de Paris.
Eu e a Vânia usámos muito mais a RER do que o Metro. É certo que temos uma estação de comboios a 5 minutos de nossa 'casa', e que só nos podemos deslocar ao IFU dessa forma, mas mesmo assim é sempre preferível andar de RER do que de Metro em Paris. A RER é mais rápida, menos complicada, e mais cómoda (a maior parte das carruagens tem dois andares, mesmo assim, em horas de ponta não deixa de ir a abarrotar!).
Todos os dias lá estamos nós na fria estação de comboios de Saint-Denis para apanhar a RER D. Em dias de aulas, temos ainda de mudar de linha para chegar ao IFU, mas nos outros dias basta ir até Chatelet-Les Halles, a estação mais central de Paris onde se cruzam 3 linhas de RER (A, B, D) e 5 linhas de Metro, e de lá ir para onde quisermos...
Apesar de a frequência de passagem ser cerca de 10 minutos (nem isso), dá tempo para apreciar a velocidade dos TGVs, que passam pela estação de Saint-Denis sem parar.
Existem 5 linhas de RER que passam em Paris. Estão marcadas por letras (A, B, C, D, E) ao contrário das linhas de Metro que estão marcadas por números (1-14). As poucas estações na cidade são praticamente todas subterrâneas, embora existam percursos feitos parcialmente há superfície como a linha B que deambula entre os prédios. Quando os comboios começam a passar os limites de Paris, voltam novamente à superfíce, mostrando uma paisagem bem diferente da que se conhece do centro.
O sistema de bilhetes é praticamente igual ao Metro, tirando o facto de que nas estações de RER é obrigatória a validação à entrada e à saída.
Ver rede da RER aqui.
Vantagens:
- mais rápido que o Metro, pois é um comboio a sério, e pára só nas estações mais importantes
- mais cómodo
- há muita coisa para visitar nos subúrbios de Paris, e a RER é imprescindível (por exemplo: Eurodisney - linha A)
Desvantagens:
- 10 minutos de espera para um parisiense é muito...
- desde que aqui estamos as greves na RER têem sido comuns, mas nada que afecte muito o tráfego