Num certo domingo de Outono e muito frio, decidimos ir até ao Parque de la Villette no 19º arrondissement, sobretudo com o propósito de haver uma mega-exposição na Cité des Sciences et de l'Industrie, que é um grande edifício dentro do parque, e onde fica aquele que é o maior museu de ciência da Europa!
O tempo (nos dois sentidos) não nos deixou visitar o parque, que segundo dizem é fantástico, quer na dimensão quer nas infra-estruturas, e tivemos mesmo de nos ficar pelo museu.
O gigantesco edifício estava a abarrotar de pessoas, sobretudo crianças, que vinham ver as exposições mais dedicadas à pequenada.
A ciência estava representada por sectores que iam desde a exploração espacial até aos grãos de areia, passando por temas como a tecnologia de ponta ou o uso do 'lixo' para novas invenções... Em todos os sectores havia qualquer coisas para as pessoas fazerem, nem que fosse simular voos em asa-delta, ou ver o planetário, resultando muitas vezes em filas intermináveis de gente que se iam distraindo com desfiles de animais gigantes ou músicos sem escrúpulos...
Impossível ver tudo. A chuva começava a ameaçar, e apenas dos enormes vidros conseguíamos ver um dos símbolos do parque, la Géode, uma bola gigante espelhada, com uma sala de cinema lá dentro, e que projecta filmes na sua superfície esférica (omnimax)...
Mas pelos vistos, la Géode é apenas uma das inúmeras atracções permanentes do Parque de la Villette.
Obrigatório voltar cá!