A França é o país do TGV, segundo dizem, por isso não admira que Paris esteja bastante desenvolvida em acessos ferroviários. Ao contrário dos voos para Paris, os comboios, sobretudo o TGV, não apresentam grandes referências lowcost para as distâncias que percorrem, ainda assim pode ser uma excelente alternativa de transportes, pelo conforto, e também pela paisagem. Aqui fica uma das viagens que fiz de TGV em direcção a Turim.
O centro de Paris possui 6 grandes estações de comboios, todas míticas, e dignas de serem autênticos monumentos. Ficam então as imagens (retiradas aleatoriamente da net), e os destinos das linhas de comboio, sejam TGV ou não, que por lá passam.
Gare du Nord (metro linha 2, 4 e 5; RER B, D e E)
Amesterdão (4h30)
Bona (4h30-5h)
Bruxelas (1h25)
Colónia (3h50)
Lille (1h)
Londres (2h30)
Gare de l'Est (metro linha 4, 5 e 7)
Basileia (6h-6h30)
Frankfurt (6h30)
Luxemburgo (3h30)
Nancy (2h40)
Estrasburgo (5h)
Viena (14h)
Zurique (6h40)
Gare de Lyon (metro linha 1 e 14; RER A e D)
Genebra (3h30)
Lausanne (3h40-4h50)
Lyon (2h)
Marselha (3h)
Milão (6h40-8h)
Roma (12h30-14h)
Zurique (6h)
Gare d'Austerlitz (metro linha 5 e 10; RER C)
Barcelona (12h)
Limoges (3h)
Madrid (13h30-16h)
Toulouse (6h30)
Gare Montparnasse (metro linha 4, 6, 12 e 13)
Bordéus (3h30)
Brest (4h30)
Lisboa (21h)
Madrid (16h)
Nantes (2h15)
Rennes (2h20)
Gare St-Lazare (metro linha 3, 8, 7, 9, 12, 13, e 14; RER A e E)
Rouen (1h30)
Aqui fica o mapa de TGVs que partem de toda a França.
Para mais informações, http://www.sncf.com/en_EN/flash/.
O TGV pode ser o comboio-bala, mas em termos mais práticos não há nada como viajar de avião. Aí fica mais uma companhia aérea lowcost que serve Paris, a Air Europa.