É o segundo arrondissement mais pequeno de Paris, mas não deixa de ser dos mais importantes, dos mais procurados, e dos mais residenciais da cidade. É também chamado de 'arrondissement du temple', pela antiga presença da sede da Ordem dos Templários no local onde fica hoje o maior parque verde da zona e a Mairie do 3º arrondissement (a junta de freguesia digamos...).
Apesar de densamente residencial, a importância cultural deve-se à parte Norte do Marais, com os seus inúmeros museus e hôtels, e ao seu centro com a presença do grande Conservatoire National des Arts et Métiers. Estes atributos fizeram da zona uma das mais caras para se viver, e pelas ruas e prédios não admira... É aqui que também está instalada a mais antiga comunidade chinesa, que vem desde o tempo da Primeira Guerra Mundial.
Junto ao museu des Arts et Métiers fica esta bela Église Saint-Nicolas-des-Champs, que mantém a tradição dos nomes grandes em igrejas do Marais. Estamos a falar de uma igreja muito antiga, com a construção iniciada no século XII. Conta-se que Louis Braille (exactamente esse, que inventou o alfabeto 'táctil' para que cegos possam ler) chegou a ser organista oficial nesta igreja. Destaque para as fabulosas pinturas junto ao altar e para o orgão negro...