Uma boa quantidade de pessoas, incluindo nós, só conhece o Arco do Triunfo e o Arco do Triunfo du Carroussel, mas em Paris existem outros arcos, que em dimensões e história são também importantes. Qual o nosso espanto, quando caminhávamos pelos limites Norte do 3º arrondissement nos deparámos, não com um, mas com dois arcos alinhados na antiga muralha de Charles V do século XIV, que hoje é apenas uma das Grands Boulevards, que liga a Place de la République à zona da Opéra Garnier.
O arco mais importante é a Porte St-Denis de 1672, antiga entrada na cidade, e com uma altura de 23 metros. A sua exuberante decoração, da autoria de François Girardon, comemora as vitórias do exército real na Flandres...
A zona, infelizmente, não tem o encanto de outras regiões de Paris, ou não estivéssemos nós já no mal afamado 10º arrondissement. Na verdade, a chegada à Boulevard Saint-Denis pela rua com o mesmo nome fez logo concluir que não era só de nome que esta zona era tão semelhante à Saint-Denis onde habitamos. Prostituição, lixo, edifícios degradados, e assustadoras passages não deixam tornar estes arcos pontos turísticos, apesar de entre os mesmos existir a importantíssima Boulevard de Sébastopol que liga a Gare de l'Est ao Sena.
A Porte St-Martin é mais pequena, e os relevos, embora mais simples, celebram a derrota da Tríplice Aliança entre a Holanda, Alemanha e a Espanha. De destacar também a bela fachada do Théâtre de la Renaissance mesmo ao lado do arco de St-Martin.