19 de Março de 2012

Paris não é a capital da bicicleta, mas não fica muito longe disso. O facto de ser relativamente plana e ter uma boa rede de avenidas muito largas, foi um incentivo para que o município apostasse em ciclovias de qualidade, mas já lá vamos. Hoje a bicicleta é para os parisienses uma boa alternativa de transporte quotidiano, e o ambiente agradece. Mas em 2007 o município foi mais longe e criou um inovador sistema de aluguer de bicicletas que está a ter bastante sucesso, o Vélib!

 

 

O Vélib é um sistema semelhante às Bugas (na cidade de Aveiro), mas com a diferença de operar de forma completamente electrónica, e ter um posto de aluguer de 300 em 300 metros. O método é simples, chegar ao posto electrónico, comprar um passe com cartão multibanco (o preço varia conforme a validade do passe), e escolher uma bicicleta ao dispor. A primeira meia-hora é gratuita, se passar esse limite, uma taxa será aplicada ao passe. O que muita gente faz é ir trocando de bicicleta nos postos de 30 em 30 minutos, e assim só paga o passe. Para quem faz uma viagem a Paris durante poucos dias, esta é a forma mais lowcost, completa e lúdica de conhecer Paris...


 

Actualmente o sistema conta com 20 mil bicicletas modernas, todas com faróis e 3 mudanças. Quer o site (http://en.velib.paris.fr/), quer o posto electrónico, possuem mapas detalhados com as estações mais próximas e a rede de ciclovias. Um factor importante e curioso, é que apesar de Paris ser uma cidade relativamente plana, subir Montmartre de bicicleta não é fácil, assim quando se deposita a Vélib nos locais mais altos, o período grátis sobe para 45 minutos! Como disse, as ciclovias são uma maravilha, bem sinalizadas e respeitadas. Descer as avenidas é imaginar andar num avião da TAP no meio dos Champs Elysées, e sentir o vento e as folhas na cara. Mas em muitos locais elas são partilhadas com a faixa BUS, portanto cuidado...

 

 

Ver rede da Vélib aqui.

 

Vantagens:

- O transporte mais barato, tendo em conta que o passe de 1 dia custa 1€70.

- Ampla rede de ciclovias.

- A melhor forma de sentir Paris enquanto se viaja (incomparável com os autocarros turísticos!)

- O ambiente agradece...

 

Desvantagens:

- Para iniciantes o sistema de aluguer pode ser bem confuso.

- O sistema de troca de 30 em 30 minutos pode não ser viável...

- Ciclovias relativamente seguras, mas grande parte é partilhada com o Bus.

- O previsível desequilíbrio da capacidade dos postos: se alguns podem não ter bicicletas para alugar, outros estão cheios para o depósito.

 

publicado por Nuno às 15:59

Estudantes do Institut Français d'Urbanisme

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