26 de Novembro de 2009

Primeiro dia de aulas na PARIS 8...

Temos apenas uma aula na universidade de Saint-Denis, simplesmente pelo facto de ser a nossa única cadeira que não tem a ver com Urbanismo: Sociologie de Mouvements Sociaux... Aula à segunda-feira de manhã, até aqui tudo bem, só que uma aula que começa ao meio-dia e acaba às 15!! Quando é que se almoça??

Primeiras impressões: apesar das instalações estarem em péssimas condições (todas as paredes têem algo a 'dizer', já o ensino parece estar em excelentes condições. Um professor que interage com os alunos, que ajuda, e que 'puxa', sempre com simpatia. Apesar de naquele dia não percebermos nem metade do que ele dizia, depressa nos fizémos identificar como alunos estrangeiros, estatuto partilhado com mais 2 ou 3... A porta fica aberta, os alunos comem e bebem durante a aula, mas todos, sem excepções ouvem com atenção e curiosidade o que o professor diz.... O que interessa é mesmo aprender!

 

 

 

 

Primeiro dia de aulas no IFU...

Naquela terça-feira ainda não sabia bem que cadeiras definitivas iria ter, restando-me seguir o plano de estudos provisório. A Vânia sabia, e enquanto a aula dela decorria de manhã, fiquei numa zona de convívio do departamento e aproveitei para admirar o pequeno edifício. As condições são de longe melhores que a Paris 8. O IFU é um departamento isolado, mas moderno, com direito a uma biblioteca dedicada ao Urbanismo!

A aula que tive à tarde chama-se Seminaire de Méthode, e é uma disciplina de apoio aos alunos não-francófonos que lá estudam, em que se ensina o francês no âmbito do urbanismo... Mas esta cadeira também existe, noutra versão, para todos os outros alunos, com o objectivo de apoiar as outras cadeiras principais. Não sentem que falta algo assim em Portugal?

Mas bem, do mestrado somos só 6 alunos estrangeiros: eu, as espanholas Clara e Eli, a brasileira Juliana, o colombiano Dario, a coreana Jihin, e o sempre sorridente Tuan do Vietname. Como o professor é um daqueles senhores de idade, sempre de cigarro na mão, a rir-se como pode (já que os pulmões não dão para muito mais), a primeira aula foi mais um encontro de culturas, do que aprendizagem teórica... T.P.C. - treinar o francês...

 

 

 

 

Estes 'primeiros' dias deram-nos logo a impressão que o ensino é bem diferente do que estamos acostumados. Pareceu-nos que quer os alunos quer os professores não estão 'ali' por obrigação, mas por gosto (ya, eu sei que parece estranho!). Mas veremos se com o tempo isso se confirma...

Allez Urbanisme Allez!

publicado por Nuno às 20:58

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Estudantes do Institut Français d'Urbanisme

ver perfil

seguir perfil

4 seguidores
Procurar coisas:
 
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
18
19
20
21

23
24
25
27

30


Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
18
19
20
21

23
24
25
27

30


subscrever feeds
blogs SAPO